• Anne-Marie Cousineau

Você está cuidando da segurança cibernética?



Segurança Cibernética é um assunto sério e complexo, porém, existem algumas ações de segurança que podem ser implantadas com baixo custo.

Aqui vamos abordar alguns tópicos de uma forma fácil e que podem te ajudar.

1- Cópia de segurança:

Realizar backup dos dados de sua empresa é fundamental para evitar a perda de informações importantes. As cópias de segurança devem ser realizadas diariamente.

É importante garantir que o dispositivo utilizado para armazenar as cópias não fique no mesmo local ou na mesma rede que os documentos originais por muito tempo.

Se possível, avalie uma contratação de serviço de armazenamento na nuvem.

2 - Malware

Malware são softwares e vírus que podem atacar e causar danos nos dados das empresas e organizações.

É importante acionar o firewall que acompanha o sistema operacional das suas máquinas, criando assim um escudo de proteção entre a sua rede e a internet.

Você pode controlar o acesso realizado aos seus dados via pendrive, cartões SD e outros tipos de dispositivos USB. O ideal é transferir arquivos via e-mail ou através de serviços de armazenamento em nuvem.

É fundamental usar softwares de antivírus em todos os computadores e laptops.

Os downloads de aplicativos de terceiros que venham de fontes desconhecidas podem ser perigosos, portanto, deve-se proibir.


3- Ataques phishing

Golpistas realizam ataques chamados de phishing, onde tentam “pescar" informações sensíveis e sigilosas, como senhas, contas bancárias.

Instruir toda a equipe da empresa a não navegar na internet, nem checar e-mails a partir de uma conta que tenha privilégios de administrador. Esta ação reduz o impacto das ações dos golpistas.

Ficar atento a erros de gramática, frases mal construídas, baixa qualidade de elementos gráficos, como logos, pode ajudar a reconhecer quando se trata de uma tentativa de phishing.

4 - Senhas

Fazer uso de senhas é uma forma simples, gratuita e eficaz para evitar que pessoas desautorizadas acessem dados e informações privadas.

Ativar a função de autenticação em duas etapas, em inglês 2FA (Two factor authentication), principalmente para sites de banco e servidores de e-mail, sempre que disponível.

Alterar as senhas que vêm como padrão de fábrica é a primeira coisa que deve ser feita ao adquirir um novo equipamento ou software.


5 - Celulares, tablets

Os celulares e tablets estão mais suscetíveis a ataques, portanto, precisam de uma atenção especial.

A modalidade de proteção por senha ou reconhecimento digital pode ser acionada.

As configurações que permitem que os dispositivos móveis sejam encontrados, e que seus dados sejam bloqueados ou apagados de forma remota devem ser ativados.

É importante manter as versões de softwares e aplicativos dos aparelhos sempre atualizadas.

Nunca utilize conexões de internet pública para enviar dados importantes, o ideal é utilizar conexões 3G, 4G ou VPNs.

É primordial substituir dispositivos que não possuem mais os suportes de seus fabricantes.


Nós, da Reservit, cuidamos da sua presença online como um todo. Queremos hoteleiros capacitados e em pleno controle das suas vendas online.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar! Sinta-se livre para compartilhá-las nas redes sociais!


Até Breve!


Fale com a gente!

  • Facebook Reservit Brasil
  • Instagram Reservit Brasil