• Anne-Marie Cousineau

Integrar a economia local na sua oferta, sim?



Hoje em dia, com a globalização e o acesso a quase tudo de qualquer lugar do mundo, acabamos encontrando experiências de hospedagem e destinos despersonalizados e bem parecidos (sem alma!!!).


É aí que entra a economia ou especialidades locais. Oferecer aos hóspedes aqueles prazeres e peculiaridades locais que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar é uma boa maneira de se diferenciar dos seus concorrentes.


Chamados de atores turísticos, são produtos, serviços e experiências únicas vinculadas a uma determinada localidade e que só podem ser vividos em seu total potencial naquele lugar específico.

Três exemplos nos quais o local se torna único


1. A cerveja alemã Kölsch é um exemplo de ator turístico e de um verdadeiro orgulho local, protegida por lei, sua produção é restrita ao consumo da cidade de Colônia e de algumas poucas cidades vizinhas.


A Kölsch é servida em copos cilíndricos de 200ml pelos Köbes, garçons, que vestem camisas brancas e gravatas azuis. É mais que uma cerveja, é uma experiência local.


2. Assim como os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, que não podem ser vividos, nem experienciados em nenhum outro lugar do mundo.


3. Da mesma forma que os botos cor-de-rosa da Amazônia. Quem tem interesse em nadar com essas criaturas lindas, precisa ir até lá, pois esta experiência é única daquela região.

Aqui, algumas sugestões como você, hoteleiro, pode atrair os hóspedes, adicionando toques da localidade e atores turísticos da região onde estão localizados:

- Decorar o hotel com arte local


Existe uma tendência do design de interiores chamada de regionalização, em que a decoração reflete o local. Além de personalizar o estabelecimento é também uma forma de valorizar o trabalho de artesãos e artistas locais.


Podem ser:

- um grafiteiro para fazer arte em alguma parede;

- Quadros e objetos decorativos nos locais públicos, mas também nos quartos

- Visitas a uma cervejaria local;

- Um curso de um prato local;

- Usar tapetes e cortinas feitos exclusivamente para o hotel;

- Exposições de artistas locais;

....tudo isso dá um tom único ao estabelecimento.

Nota: É importante informar os hóspedes do que foi produzido localmente, com etiquetas ao lado de cada peça ou resumo disponível na recepção e/ou nos quartos.

- Utilizar produtos locais no café da manhã


O café da manhã é um excelente momento para os clientes entrarem em contato com a cultura local. A maneira mais fácil de fazer isso acontecer é fechando parcerias com estabelecimentos locais para que produzam e forneçam alimentos típicos da região, como geleias, pães, bolos, sucos de frutas, entre outros.

Disponibilizar mapas turísticos ou lista com sugestões de lugares típicos para conhecer:

- Bolo;

- Corte de carne;

- Uma praia isolada;

- Melhores drinks da cidade, mercado locais com a lista das especialidades da região, pimenta, tecido.......


Veja o exemplo do Hotel Vila Verde em Atibaia, um de nossos clientes, que trabalha com atores locais e criou uma página dentro do site cheia de dicas para aproveitar Atibaia.

https://www.vilaverdeatibaia.com.br/a-cidade-atibaia


Enfim, as possibilidades são imensas.

A Incorporação da economia local possui 3 aspectos:

- Apoia a economia local de parceiros apaixonados;

- Inspira os seus clientes a descobrir a alma do lugar;

- Traz tranquilidade ao hóspede em dias de chuva (independente do clima o hóspede terá atividades legais e interessantes. As condições climáticas não vão interferir no entretenimento)

Afinal, o seu estabelecimento faz também parte da economia local :)

Vamos além da tecnologia.

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