• Anne-Marie Cousineau

Entenda os acrônimos e termos de reservas online (antes de investir em um motor de reservas).


CAPTCHA

(Completely Automated Public Turing Test To Tell Computers and Humans Apart)

O serviço CAPTCHA é um teste de desafio cognitivo (palavras distorcidas ou imagens) utilizado como ferramenta anti-spam.

Como os computadores são incapazes de resolver o CAPTCHA, todo usuário que incorpora uma solução correta é presumidamente humano e assim protege também sites de robôs tentando acessar áreas restritas.

Utilizado para acessar o motor de reservas, este procedimento junto com login e senha, protege o inventário, preços, reservas e informação de clientes do hotel.


SAAS Software-as-a-Service (na nuvem)

No modelo SaaS, o motor de reservas se responsabiliza por toda a estrutura do sistema (servidores, conectividade e segurança dos dados). O cliente (hotel) utiliza o software via internet com login e senha.

“Na nuvem” é apenas o modelo de estrutura de sistema, e não é sinônimo de qualidade, nem de estabilidade. (Veja o termo Uptime)

HTML (HyperText Markup Language)

HTML é uma linguagem na construção de páginas na Web. Os documentos HTML podem ser analisados pelos navegadores e têm como foco a aparência de dados.

XML (eXtensible Markup Language)

XML é uma linguagem que tem como propósito principal a facilidade de compartilhamento de informações através da internet (transporte de dados). As mensagens XML são preconizadas pela OpenTravel e as mais utilizadas no trade de turismo.

XML não substitui HTML

HTML não substitui XML

XML e HTML são complementares. Há um papel para cada.

XML 1 e 2 way

XML-1 way

É quando um sistema informa ao outro. A comunicação está em uma direção.

Por exemplo: Uma reserva entra no motor de reservas e ele informa o software de gestão hoteleiro. Os dados são enviados de um sistema para outro em apenas uma direção (equivalente a mão única na estrada)

Na hotelaria, o XML-1 way é muito utilizado mesmo sendo limitado.

Além disso, o impacto nas manipulações é muito pequeno. Por exemplo, se o 1-way é utilizado somente para novas reservas so, as modificações e cancelamentos deverão ser feitos manualmente (sabendo que tem em média 20-30% de cancelamentos, isto representa um volume importante de manipulações).

XML-2 way

Os dados são enviados e recuperados pelos 2 sistemas.

Para continuar nosso exemplo do XML-1 way: no caso de um cancelamento, o software de gestão envia o cancelamento para o motor de reservas e ele atualiza automaticamente o estoque disponível para venda.

Alguns sistemas utilizam os preços em 1-way, e estoque em 2-way.

Então, para o seu entendimento: a resposta “estamos em 2-way’’ não é suficiente. Peça ao motor de reservas uma lista detalhada do modo de transporte de dados.

Vai ter uma grande surpresa.... Agradável ou não!

Tudo pode ser em 2-way: disponibilidade, preços, tarifas especiais, pacotes, restrições (mínimo/máximo estada), tarifas corporativas, dados bancários....

RESERVAS, CANCELAMENTOS E MODIFICAÇÕES!!!

O nível mais alto de integração significa: MENOS MANIPULAÇÕES, GANHO DE TEMPO E MAIS OPORTUNIDADE DE VENDA (é uma prova que o motor de reservas leva a sério a rentabilidade do seu negócio).

Ical

O formato iCalendar é projetado para transmitir dados baseados em calendário. No trade, o ICAL é utilizado para sincronizar reservas com OTAs como Airbnb e HomeAway. Mais leve do que XML, menos possibilidades, mas que pode atender necessidades simples.

Retrieval

Para obter os dados, o sistema tem que recuperá-los no outro sistema.

Por exemplo, o motor de reservas recupera as reservas feitas numa OTA com intervalo de 5-10-15-20 minutos e ajusta o estoque conforme a lista de reservas obtidas.

Resultado: O cliente internauta recebe a confirmação da reserva antes do hoteleiro.

O risco de over-booking é proporcional ao tempo do intervalo da recuperação. Intervalos de 5 minutos são ‘’menos perigosos’’ do que de 20 minutos.

Push

É uma tecnologia onde o detentor dos dados informa aos outros sistemas sem esperar que o outro sistema faça um pedido. A cada modificação de inventário, preços e restrições, o motor de reservas informa em tempo real as OTAs e o software de gestão hoteleiro.

Por exemplo: O motor de reservas informa cada modificação de disponibilidade, preços e restrições das OTAs.

Quando tem um pedido de reserva no site da OTA, o sistema já tem a posição do estoque do hotel sem ter que comunicar-se com o motor de reservas, agilizando assim a rapidez da resposta para os clientes internautas.

O Push permite o inventário único para vários distribuidores com risco menor de overbookings. Um inventário disponível não é específico a uma OTA mas disponível para várias OTAs e parceiros.

Tempo real

A cada mudança de estoque, preço, restrição, reserva, modificação, cancelamento = um envio, uma recuperação de dados entre 2 sistemas.

Estamos falando de segundos!

Intervalo (ou lote)

As mudanças de estoque, preços, restrições, reservas, modificações, cancelamentos são aguardadas em um sistema e enviadas/recuperadas no outro sistema por intervalo determinado.

No trade, tem intervalos de 5-10-15-20 minutos.

Um intervalo de 5 minutos pode parecer curto mas é amplamente suficiente para resultar em perda de vendas ou overbooking.

Seamless

O modo seamless é a união de dois sistemas para que eles pareçam ser um programa com uma única interface de usuário. Como na costura, é o lugar onde duas peças são unidas.

Uma integração perfeita é o resultado de um planejamento cuidadoso na fase de concepção do sistema ou aplicativo.

Seamless é um sinônimo de transparência.

Por exemplo: Quando o sistema está procurando disponibilidade, preços etc..., ele envia um pedido para o motor de reservas. De acordo com a resposta, o distribuidor poderá confirmar a reserva ou não.

O risco de overbooking é mínimo.

SSL (Secure Sockets Layer Protocol)

O protocolo SSL* assegura a confidencialidade e integridade de dados entre duas aplicações que se comuniquem pela internet.

Este protocolo é sinônimo de proteção somente no intervalo entre 2 sistemas. Muitos motores de reservas estão utilizando este argumento para dizer que oferecem segurança bancária.


PCI-DSS

É uma norma de referência internacional de segurança em informática dos dados de cartões bancários pela PCI Security Standards Council

Para obter esta certificação, a infraestrutura do sistema tem que passar por mudanças profundas. Compartimentos e labirintos complexos foram programados para atingir os padrões e proteger os dados sensíveis no mais alto grau de segurança.

O PCI Security Standards Council é um órgão independente que foi criado em 2006 pelas principais marcas de cartões de crédito/débito (Visa, Master Card, American Express, Discover e JCB), para gerenciar a evolução contínua do PCI (Payment Card Industry) e das normas de segurança. O foco do PCI SSC é na melhoria da segurança da conta de pagamento durante todo o processo de transação. O objetivo é de criar um nível adicional de proteção para emissores de cartões, garantindo que os comerciantes tenham os níveis máximos de segurança ao armazenar, processar e transmitir dados do titular e do cartão.

Saiba mais sobre PCI/DSS


Uptime - disponibilidade

Uptime é uma métrica única para nos dizer a quantidade de tempo que um sistema/software está ligado e desempenhando atividades de forma ininterrupta.

Em geral, é medida em termos percentuais. Por exemplo, um padrão para uptime é um objetivo chamado “cinco 9s’’ - ou seja, um computador que está operacional 99,999 % do tempo.

Disponibilidade é basicamente sinômimo de uptime.

Para que serve?

Provedores de serviços podem estabelecer um acordo de nível de serviço com o usuário, de modo que o serviço seja prestado se mantendo no ar durante um tempo mínimo acordado.

No trade de hospitalidade é utilizado para demostrar a confiabilidade do sistema.

O objetivo?

O tempo sugerido para um servidor é 99,99%, que é muito difícil de fazer, porque é somente cerca de 15 minutos por ano de inatividade.

É importante?

Sim, é importante para sua tranquilidade.

Conheça o uptime para medir a confiabilidade do sistema.

Nota: Seja cauteloso com 100% uptime porque nenhum fornecedor de serviços terá 100% de disponibilidade a longo prazo. Pode ser até por alguns meses, mas mais cedo ou mais tarde algo sempre acontece. Há muitas coisas que podem acontecer.

Para brincar...... aqui uma calculadora de uptime

Calculadora de uptime

Open travel

No trade do turismo há uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1999 por empresas deste mercado (linhas aéreas, locadoras de carros, agências de viagens, empresas de tecnologia, distribuidores online...) que tem como foco a criação de estruturas de mensagens electrônicas entre os diferentes sistemas da indústria turística internacional.

A Open Travel cria, desenvolve e impulsiona a adoção de especificações abertas, para o intercâmbio eletrônico de informações de negócios entre todos os setores da distribuição na indústria de viagens.

Esta estrutura de mensagens facilita a comunicação entre sistemas diferentes na indústria de turismo.

Dezenas de milhares de estruturas de mensagens OpenTravel estão em uso, levando, dezenas de milhões de mensagens entre parceiros comerciais todos os dias...

É necessário para um motor de reservas ser membro da OpenTravel?

Sim, sem dúvida nenhuma. É vital para a eficiência estar sempre no movimento e na direção da evolução do mercado.

Não utilizar seria como dirigir em estradas de terra, com mais riscos e lentidão em vez de utilizar autoestradas eficazes, rápidas, já testadas e com toda a estrutura necessária. O custo do pedágio vale a pena.

Acesse aqui: Open Travel Alliance


É a sua vez agora!

Aguardo com muito prazer seus comentários sobre este artigo, ideias que deseja compartilhar com os colegas hoteleiros, e sinta-se livre para compartilhá-lo nas redes sociais!

Até breve!


Av. Paulista, 726 - 17° andar, São Paulo, SP 01310-100

Tel: (11)  3198.1396

Cel: (11) 97374.3518

  • Facebook Reservit Brasil
  • Instagram Reservit Brasil