• Anne-Marie Cousineau

As 5 desculpas mais utilizadas para não investir em um website de qualidade


Alguns hoteleiros pensam que, pelo fato de redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, ou das OTAs e plataformas de avaliação como TripAdvisor, além do próprio Google, estarem dominando o mercado e sendo muito utilizadas pelo público em geral, consideram que investir em um website próprio não é necessário.

Ledo engano. Um site próprio continua sendo essencial no mundo virtual, é a forma que o negócio se expõe ao mundo, sem estar atrelado ao formato prefixado por outra empresa. Seu site é o coração da sua presença digital.

Eis os pretextos mais utilizados por hoteleiros para não se dedicarem a um site próprio.

Não preciso de um bom website

O problema de deixar toda a presença digital de seu negócio vinculada à entidades externas é que a sua empresa acaba não tendo controle, nem poder sobre o próprio conteúdo compartilhado, muito menos sobre os seus clientes, que nestes casos não são seus, mas de outros.

Quem fica à mercê de sites de terceiros:

- Não tem os e-mails de seus clientes, um canal básico de comunicação.

- E se algum desses serviços decidir mudar seus termos de uso e isso acabar prejudicando o seu negócio?

- E se por algum motivo banal a conta da sua empresa acabar sendo bloqueada?

- E se por acaso, se vê completamente dependente de terceiros, percebe que na verdade só tem 3-4 clientes, paga comissões altíssimas e pouco sobra no seu bolso?

Estar presente nestas plataformas é importante, mas construir um site que mostre a identidade da empresa, que ajude a construir e a fortalecer sua marca é fundamental.

Eu não tenho dinheiro sobrando

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que para se ter um bom website não é necessário gastar uma fortuna. Alguns empreendedores têm um hábito ruim de tomar decisões, ou, neste caso, não tomar decisões, baseados em pressuposições, sem ir de fato atrás de informações e valores. Um website bem feito se pagará muito rapidamente.

Minha identidade visual ainda não está pronta

E provavelmente nunca estará. Marcas passam por reformulações visuais o tempo todo, independentemente de seu tamanho, pequenas ou grandes empresas mudam seus logos, cores, websites sempre que sentem que é necessário. Não investir em um site próprio por não estar 100% feliz com o seu slogan, por exemplo, não é um bom motivo.

Eu não sei o que eu quero

Não saber o que se quer pode ser paralisante. A solução?

Começar a prestar atenção e anotar, ou em tempos digitais, salvar, tudo que se gosta. Navegar pela internet e estudar os websites da concorrência ou de outros negócios complementares é um bom começo para ver o que lhe atrai ou não, para pensar sobre o perfil do público alvo que se quer atrair, e então decidir.

Não sei em quem confiar

Isto é um desafio de verdade!

A melhor sugestão é de ver websites de outros empreendimentos, conversar com colegas e pedir orçamentos a vários profissionais.

Alguns empreendimentos que realmente vendem:

Estalagem Wiesbaden

Hotel Itapetinga

Pousada Paiol

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Av. Paulista, 726 - 17° andar, São Paulo, SP 01310-100

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