• Anne-Marie Cousineau

Como conseguir o e-mail dos clientes de forma discreta


Ter os e-mails dos clientes é muito importante, pois são alavancas de relacionamento e um canal direto de comunicação, antes, durante e depois da estada.

E-mails são uma forma de gerenciar o cliente, diretamente, sem intermediários e devem ser usados para criar um relacionamento de proximidade e confiança com os clientes, assim como para desenvolver estratégias de marketing.

Coletar e-mails também é pertinente para conhecer melhor o perfil da própria clientela, descobrindo dados que podem ajudar a criar ofertas mais personalizadas para os hóspedes. Basicamente, deter uma lista de e-mails dos clientes de um estabelecimento é garantir uma carteira de clientes, o que significa inúmeras possibilidades de negócio.

Aqui, sugerimos algumas formas de como conseguir:

Confirmação de reserva

Ao finalizar uma reserva por telefone, pode-se requisitar o endereço de e-mail do cliente para que uma confirmação da reserva seja enviada logo em seguida. Dificilmente alguém se recusará a fornecer a informação, pois o método é eficiente e faz sentido.

Cartão de visita Aos clientes que são homens e mulheres de negócio, executivos e profissionais, como uma proposta para economizar tempo e agilizar o processo, pode-se oferecer a opção de check-in autônomo, bastando o cliente fornecer o seu cartão de visita. O procedimento é simples, rápido, eficaz, não há porque o cliente se negar.

Conexão wi-fi Quando for o momento de instruir o cliente sobre o funcionamento da conexão de internet via wi-fi, pode-se pedir pelo seu endereço de e-mail para ser utilizado como um identificador de login. Para garantir que o endereço de e-mail fornecido seja válido é importante que algum tipo de processo de autenticação seja implementado, em que o cliente deva clicar em um link enviado ao seu e-mail para liberar a conexão. As pessoas fornecem quase qualquer tipo de informação para ter acesso a wi-fi de qualidade, portanto é um método que funciona rapidamente.

Código de desconto Ao final da estadia do cliente, pode-se oferecer a ele o envio por e-mail de um código de desconto para ser utilizado na próxima vez em que ele quiser se hospedar no estabelecimento. Quem irá recusar fornecer seu endereço de e-mail e perder a oportunidade de ganhar um desconto? A estratégia requer a utilização de algum software de gerenciamento e automação, mas nada muito sofisticado ou caro.


Hospitalidade após o check-out

Uma forma simples de fazer com o cliente forneça o seu endereço de e-mail de forma voluntária e sem dificuldade, é oferecer um serviço de recados e lembretes via e-mail. Por exemplo, caso o cliente venha a esquecer alguma coisa, a administração do hotel pode avisá-lo rapidamente via e-mail. Este mecanismo é excelente não somente para conseguir a informação desejada do cliente, mas também para estabelecer com ele uma relação de confiança.

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