• Anne-Marie Cousineau

Como as OTAs influenciam nas vendas diretas!


A relação dos hotéis com as OTAs é de amor e ódio. OTAs (Online Travel Agencies) são empresas que operam como intermediárias entre o consumidor final e o hotel. Entre os exemplos mais conhecidos estão Decolar.com, Booking.com e Expedia.

Ao mesmo tempo em que estas plataformas aumentam a visibilidade dos hotéis e, consequentemente, o número de suas reservas, elas também pressionam por preços mais baixos, cobram taxas altas e tiram a autonomia dos hoteleiros em várias questões, como ter acesso aos dados de contatos dos seus hóspedes.

A realidade é que as OTAs estão aí para ficar e não podem ser ignoradas, o que não significa que os hotéis não possam utilizar táticas para que haja um convívio mais equilibrado entre reservas feitas pelas plataformas e reservas diretas.

O papel do marketing digital nas vendas diretas

Para isso, é preciso criar uma estratégia de marketing digital multicanal, que garanta uma forte presença digital do hotel.

Tal estratégia inclui:


- Um website próprio com aparência confiável e profissional e que faça com que os clientes sintam-se seguros para realizarem suas reservas no próprio site.

- Estar presente em diversos distribuidores, entre 5 e 10 plataformas diferentes.

- Anunciar o seu hotel no aplicativo de GPS, Waze, um canal que possui mais de 10 milhões de usuários, mas que ainda é pouco explorado por profissionais do turismo.

- Otimizar a presença digital para aparelhos móveis, já que reservas via celular têm crescido muito, principalmente as reservas de última hora. As ferramentas de reservas de seu hotel precisam funcionar em dispositivos móveis.

- Coletar informações dos clientes, pois essa atitude é fundamental para poder criar ofertas e promoções bem direcionadas e que, de fato, interessem aos hóspedes.

- Presença nas redes sociais é fundamental para aumentar a exposição do hotel.


Como usar as OTAs a favor das vendas diretas

O equilíbrio entre reservas diretas e reservas trazidas pelas OTAs é diferente de cidade para cidade e também de hotel para hotel. Apesar disso, é possível afirmar que se mais de 30% das reservas de seu hotel são via OTAs, algo está errado e os sistemas de reservas diretas devem ser revistos.

Pesquisas feitas pelo Google apontam que mais de 60% dos viajantes visitam os sites dos hotéis, após encontrá-los em plataformas OTAs, e que mais de 30% das reservas diretas vêm de clientes que encontraram os hotéis em sites OTAs. Ou seja, estar presente nas plataformas pode, sim, aumentar as reservas diretas do seu estabelecimento.


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Quais são as estratégias para melhorar suas vendas diretas

Para conseguir os melhores resultados é importante aprender como usar as OTAs da forma mais vantajosa possível.

É preciso haver consistência entre os perfis do seu hotel em plataformas OTAs e o seu site, ou seja, as descrições dos serviços e os tipos de quartos oferecidos devem ser os mesmos, as fotografias devem ser de excelente qualidade e as políticas de cancelamentos devem ser as mesmas ou até melhores.

Caso contrário, corre-se o risco do cliente que chegou até o site via um serviço de OTA, sentir-se frustrado por encontrar uma proposta completamente diferente e inconsistente em relação a esperada, abandonando esse site e retomando sua busca através das plataformas.

Nossa equipe conhece as especificidades do mercado hoteleiro e dos internautas que procuram um hotel. Estamos prontos para auxiliá-lo e para aumentar suas vendas diretas, construindo um tráfego com pessoas realmente interessadas e prontas para fazer uma reserva no seu hotel.

Faremos com que você seja encontrado na hora certa.

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